Informe-se sobre os destaques do mercado imobiliário.
Compradores e vendedores devem apresentar uma documentação diferente.
Antes de assinar o contrato de financiamento imobiliário com a Caixa Econômica Federal, é preciso apresentar uma lista de documentos.
Veja abaixo quais são:
Comprador | Pessoa Física
● Documento de identidade;
● CPF;
● Comprovante de renda atualizado, emitido no máximo há dois meses;
● Certidão conjunta de débitos de tributos federais;
● Certidão de nascimento ou de casamento.
Comprador que vai utilizar o FGTS na compra
● Última declaração do Imposto de Renda e recibo de entrega à Receita Federal;
● Carteira de Trabalho ou Extrato de FGTS;
● Extrato datado, carimbado, atualizado e original do FGTS, expedido por uma agência da Caixa Econômica Federal;
● Comprovante de residência dos últimos três meses;
● Cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
● A pessoa casada deve apresentar a última declaração do IR do cônjuge.
Comprador | Pessoa Jurídica
● Contrato Social ou Estatuto Social original com todas as últimas alterações contratuais e estatutárias;
● Certidão Negativa de Débito do INSS;
● Certificado de Regularidade do FGTS (CRF);
● Certidão de Quitação de Tributos Federais (CQTF).
Vendedor | Pessoa Física
● Documento oficial de identificação;
● Comprovante de estado civil;
● CPF;
● Certidão Conjunta de Débitos referentes aos tributos federais.
Vendedor Pessoa Jurídica
● Representante Legal: Documento oficial de identificação;
● Empresa Ltda. ou Firma Individual:
● Documento de constituição e alterações devidamente registradas e Certidão; Simplificada da Junta Comercial;
● Sociedade Anônima (S/A):
● Estatuto Social e Ata de Eleição da última;
● Cópia da Certidão Negativa de Débito (CND);
● Carta com assinatura reconhecida em cartório dos representantes da empresa.
Documentos extras para a venda de imóvel novo
● Registro de título de propriedade;
● Certidão negativa de ônus reais;
● Certidão negativa de IPTU;
● Registro de ações reipersecutórias e alienações;
● Registro de pagamento do TCA;
● Averbação da construção no Cartório de Registro de Imóveis;
● Alvará de utilização ou “Habite-se”;
● Planta baixa; ● Certidão enfitêutica;
● Opção de compra e venda preenchida;
● Anotação de Responsabilidade Técnica do engenheiro responsável pela obra.
Documentos extras para a venda de imóvel usado
● Certidões negativas de débitos relativos ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU);
● Certidão vintenária (20 anos) com negativa de ônus atualizada;
● No caso de residência em condomínio, certidão negativa de débito condominial;
● Título de propriedade registrado;
● Certidão negativa de ônus reais;
● Cópia do boleto com o pagamento da Taxa de Cadastro e Avaliação;
● Opção de compra e venda corretamente preenchida de forma legível, datada e assinada pelas partes do contrato;
● Caso o imóvel seja financiado por outro agente bancário, deve-se apresentar a declaração de saldo devedor para a nova instituição financiadora.
Fonte: https://imoveis.estadao.com.br/compra/veja-os-documentos-necessarios-para-fazer-um-financiamento-na-caixa/