Informe-se sobre os destaques do mercado imobiliário.
Financiar um imóvel é possível, e a Terra Lótus vai te ajudar a entender as etapas desse processo. Acompanhe as perguntas e respostas e fique por dentro do assunto.
1) Somente imóveis novos podem ser financiados?
Na verdade não, todas as categorias de imóveis podem ser financiados, sejam eles imóveis próprios, novos, usados, em construção e até mesmo um terreno.
2) Qual é o primeiro passo para solicitar um financiamento?
Comece organizando a documentação que você vai precisar para entregar no banco. Em geral, a lista inclui: comprovação de renda, comprovante de cadastro positivo, RG, CPF, comprovante de estado civil, comprovante de endereço, certidão conjunta de débitos referentes aos tributos federais, declaração de imposto de renda, extrato do FGTS e carteira de trabalho.
3) Qual o segundo passo?
Analisar as ofertas das instituições financeiras. Fique atento às taxas de juros para encontrar a mais acessível. Os bancos querem você como cliente, então pesquise e escolha o mais vantajoso para você.
4) Agora é a hora de escolher o imóvel?
Exatamente! Provavelmente você já deve ter uma ideia do imóvel que busca, e nesse passo é hora de analisar todos os detalhes das opções de imóveis. Analise a localização, segurança, infraestrutura, e, principalmente, a documentação e os registros do empreendimento junto aos órgãos competentes. Em caso de imóveis usados, verifique a documentação do imóvel e para checar se não há pendências. Documentos a serem checados: título de propriedade com o respectivo registro, certidão dominial vintenária, certidão negativa de ônus reais e certidão negativa do IPTU.
5) E se meu pedido de financiamento for negado?
No caso do banco recusar a sua proposta, você tem a opção de reanálise ou pode verificar em outras instituições bancárias uma nova aprovação.
6) Financiamento liberado: e agora?
Agora é hora assinar o contrato entre o vendedor e você. Depois, o contrato deve ser registrado em um Cartório de Registro de Imóvel - para que você passe a se tornar o responsável legal do imóvel. No ato do registro, é de sua responsabilidade pagar o valor correspondente na tabela, que varia de acordo com cada estado e de acordo com o valor do imóvel, e o ITBI, Imposto de Transmissão de Bens de Imóvel. Independente da quantidade de parcelas que foi financiado o seu imóvel, você pode fazer a quitação antes, pagando com montantes arrecadados ou saldo do FGTS. Após a quitação do valor financiado, o banco emitirá o termo de quitação do imóvel, que é a prova legal de que você concluiu o contato.