Informe-se sobre os destaques do mercado imobiliário.
Se você quer saber o que fazer para não ser enganado na hora de comprar um imóvel o conteúdo desse blog vai te ajudar. Até porque, ninguém quer levar um prejuízo enorme por negociar com pessoas que agem de má fé não é mesmo? Sabemos que a compra de um imóvel no Brasil é um processo bem burocrático e que exige uma boa dose de conhecimento e atenção aos detalhes. Facilitar e agilizar esse processo é o principal papel dos corretores de imóveis. Porém, existem “falsos corretores”, golpistas que se aproveitam da falta de conhecimento de quem está comprando ou alugando um imóvel.
E é pensando nisso, que vamos te ajudar a saber reconhecer um golpe para que você fique alerta e redobre a atenção. Confira!
Documentação falsa
Neste caso, uma pessoa que se passa por vendedor de imóvel e obtém a cópia da escritura no cartório com os dados do verdadeiro dono. Assim, ele falsifica os documentos, incluindo o número da carteira de identidade e CPF. No dia de assinar a nova escritura, quem aparece não é o verdadeiro dono do imóvel e sim o falso vendedor. Ou seja, o golpista vende o imóvel se passando por outra pessoa.
Quando o verdadeiro dono descobrir, ele com certeza tentará reaver o imóvel, e o comprador ficará com o prejuízo.
Documentação Suja
Mais um caso envolvendo a documentação, que é fundamental na transação imobiliária. O dono do imóvel está com o nome sujo e promete compra e venda do imóvel para um conhecido que tem ficha limpa e que não abre mão das certidões negativas do dono. Esta pessoa vende o imóvel para terceiros. A venda pode ser anulada se o verdadeiro proprietário for acionado para pagar os débitos.
Venda do mesmo imóvel para várias pessoas
O dono negocia e vende o imóvel para várias pessoas ao mesmo tempo, aproveitando a mesma documentação. Um comprador não tem conhecimento da existência do outro. Ao receber o sinal ou até mesmo o valor total dos compradores, o vendedor desaparece. Legalmente, o dono é quem registrar primeiro. Os demais compradores ficarão no prejuízo.
Localização errada ou inexistente
Este golpe é comumente aplicado na venda de lotes. O vendedor negocia o lote, mas a localização do lote vendido não corresponde ao endereço de registro de imóvel. Em outros casos, o falso corretor vende um loteamento que nem existe.
Cônjuge sem consentimento
Segundo a legislação vigente, nenhum imóvel de posse de um casal pode ser vendido sem comum acordo. Isso é válido para qualquer regime de casamento, até mesmo absoluta separação de bens. Neste tipo de golpe, o marido ou a mulher vende o imóvel sem consentimento do cônjuge. Apresenta-se procuração falsa e a venda é realizada. Caso o outro cônjuge descubra, o mesmo pode solicitar a anulação da venda.
Golpe da portaria
Neste golpe, o falso corretor vê o anúncio do imóvel no jornal ou em algum portal, no qual informa que as chaves do apartamento para locação estão na portaria. Ele leva interessados para ver o imóvel, fazendo o papel do corretor de imóveis, e os convence a pagar uma taxa para reservar o imóvel. Depois de pagar, o interessado não vê mais o “corretor”. Outro caso conhecido que segue a mesma linha: o golpista que se diz corretor na portaria do prédio, sobe ao imóvel, faz um molde de cera com a chave e passa a ter livre acesso.
Viagem do proprietário
Neste caso, o falso corretor usa a história de que o dono do imóvel está viajando e, como vai demorar, aceita alugá-lo por um preço bem menor, para não deixá-lo vazio por muito tempo. Esse golpe é realizado através do golpe das chaves na portaria. Como nos outros casos, é praticamente impossível encontrar o “corretor” novamente.
Outro golpe também relacionado à viagem do proprietário: o falso corretor oferece o imóvel dizendo que o dono precisa viajar com urgência e por isso está querendo um aluguel muito abaixo do de mercado. O golpista diz que o imóvel está fechado ou mostra o de um cúmplice. Quando o locatário entrega o dinheiro, o falso corretor também desaparece.
Como evitar cair em golpes do mercado imobiliário
Dicas para evitar cair em golpes
Esperamos que o blog da Terra Lótus Urbanismo tenha te ajudado. Compartilhe esse conteúdo para que mais pessoas saibam e não caiam em golpes imobiliários.
Fonte: https://publicidadeimobiliaria.com/08-golpes-do-mercado-imobiliario/