Informe-se sobre os destaques do mercado imobiliário.
Reduza, recicle e reaproveite.
Esses são os três “R’s” do consumo consciente que fazem uma grande diferença para o meio ambiente. Parecem atitudes simples, mas com força de vontade e conscientização elas se tornam mais fáceis.
1. Reduzir
Significa avaliar o que é importante e o que é absolutamente supérfluo em tudo que consumimos atualmente, além de verificar a qualidade do que se compra e se sua quantidade é suficiente ou exagerada.
2. Reciclar
É a solução para aquilo que não pode ser reutilizado e, dependendo do tipo de material, a reciclagem ainda não é a solução. Mas reciclar envolve uma rede um pouco maior, pois para isto precisamos primeiro de postos de coleta que destinem corretamente o material, depois precisamos da conscientização das pessoas para recolher, separar e levar até os postos o lixo que pode ser reciclável.
3. Reaproveitar
É dar um novo uso para as coisas, evitando que virem lixo. Reutilizar os potes de margarida como recipientes para congelar alimentos, utilizar canecas rachadas como mini vasos, fazer sacolas utilizando garrafas PET são algumas ideias da reutilização de materiais.
Mas a reutilização não é exclusiva dos materiais e embalagens. A água é outro elemento que deve ser reutilizado. A água que sobra da lavagem das roupas, por exemplo, pode ser utilizada para lavar o quintal, a água de lavar os vegetais pode ser reaproveitada para regar o jardim ou os vasos de plantas, e a coleta da água da chuva também pode ser usada para lavar o carro, quintal e regar as plantas.
Repense as suas ações e reflita como elas impactam sobre você e na sua relação com a natureza.